Contas pagas, férias agendadas, casa dos sonhos, carro novo… Serão estes os resultados de um bem estar financeiro? O que é a tão sonhada e falada “liberdade financeira”? E como está, agora, a saúde do seu bolso?
Com toda a certeza o resultado de um bem estar financeiro não está em bens de consumo, férias agendadas ou até mesmo em contas pagas. Na verdade isso tudo é a consequência de autocontrole sobre o que durante muito tempo teve (e tem) domínio sobre nós, o dinheiro.
Controlar os gastos e ter um equilíbrio financeiro pra maioria de nós é um desafio, pois constantemente precisamos tomar decisões e nem sempre elas são assertivas e funcionais para o nosso futuro.
Então surge o questionamento que é preciso ter quase que diariamente: O que você faz com o seu dinheiro? Você tem total controle sobre ele ou ele é quem dita o rumo da sua vida? Dívidas, parcelas, boletos, o que faz com eles?
Se as respostas para estas perguntas foram justificativas, vamos listar 4 passos simples e práticos para atingir o bem-estar financeiro:
1º Passo: Saiba pra onde vai o seu dinheiro.
Entenda como funcionam suas finanças e mapeie exatamente tudo o que acontece com seu bolso. A maioria de nós, brasileiros, possui algum tipo de renda mensal e os gastos que possuímos tendem a ser mensais também, some exatamente o que ganhou, equivalente à sua receita e o que gastou, equivalente as suas despesas.
Obs: Caso prefira, pode realizar este controle semanal ou até mesmo diário.
Para ser mais assertivo neste diagnóstico financeiro anote o que aconteceu com seu dinheiro nos últimos 3 meses. Isso te levará a consultar o seu extrato bancário e a fatura do cartão de crédito, com isso é possível obter os seguintes resultados:
- Ganhos – Despesas = Dinheiro sobrando;
- Ganhos – Despesas = Sem dinheiro, sem contas a pagar;
- Ganhos – Despesas = Devo não nego, pago quando puder.
2º Passo: Mude seu Mindset
A mudança de comportamento, de hábitos, dependerá única e exclusivamente de você. A fase ideal para transformar sua vida financeira é quando se tem a plena consciência do caminho que esta trilhando, e se ele não é exatamente o melhor é tempo de mudar.
Cortar gastos, rever os objetivos e planos, buscar novos meios de conquistar o que deseja, são alternativas que irão te ajudar a mudar o seu Mindset. Parte desta mudança se dará no autocontrole sobre os impulsos de uma compra, na motivação diante a obstáculos e de da busca incansável em não continuar no mesmo lugar.
3º Passo: Aprenda a lidar com os choques financeiros
Ter o domínio sobre as finanças também é ter o controle em situações difíceis e nas circunstâncias improváveis. Uma das melhores formas de ter segurança é criar um tipo de reserva financeira, um dinheiro que é poupado ao longo do tempo, com o objetivo de te socorrer em situações emergenciais.
Reveja sempre os seus objetivos e mude sempre que algum dos seus planos não se encaixar mais na sua realidade. Mantenha sempre o controle de saúde financeira.
4º Passo: Invista em você!
Essa é a parte fundamental deste processo. Pague-se primeiro! Isso significa que parte da sua renda, uma porcentagem, deve ser destinada para investimentos no seu futuro, no futuro de sua família, filhos, de quem realmente importa.
É preciso destinar parte da renda mensal para tornar possível o seu sonho.
Alinhe hoje mesmo todos esses processos e comece a colocar em prática o que você precisa. Faça anotações constantes de onde você quer e vai chegar, deixe em lugares visíveis para que nunca se esqueça que você tem um compromisso com seu bem-estar financeiro e insista sempre que alguma dificuldade surgir.