O que você precisa saber antes do “sim, eu aceito”. Paz orçamental: Convivendo a 3 (dinheiro e o casal)
paz_orcamental_em_casal

O que você precisa saber antes do “sim, eu aceito”. Paz orçamental: Convivendo a 3 (dinheiro e o casal)

“-Quer casar comigo?” 

Esta é uma frase que permeia o imaginário de muitos casais, até o momento em que ela é realmente dita. O efeito deste pedido gera uma explosão de emoções que são sentidas ao longo do percurso até o altar. Se esse é o seu caso, não deixe de ler o nosso artigo: O que você precisa saber antes do “sim, eu aceito”. Paz orçamental: Convivendo a 3 (dinheiro e o casal).

Mas existe outra frase que também tem muita relevância na vida a dois:

“-Você quer dividir seu dinheiro comigo?” 

Esta pergunta nada tem a ver com “interesses”, ou em se aproveitar da situação financeira de alguém, na verdade ela causa o efeito contrário: a do “compartilhar”.

Falar sobre dinheiro em alguns relacionamentos ainda é um tabu e para alguns casais o desafio de abrir a conta bancária e demonstrar exatamente o que possui deve ser um exercício.

Ao juntar as famosas “escovas de dente” unimos também os nossos recursos financeiros, e ter a dimensão deste universo é fundamental para tornar a convivência cada dia saudável.

A paz orçamental é um elemento chave para manter tudo em ordem e por isso vamos listar 5 dicas fundamentais para tornar o relacionamento a 3 (você, ele (a) e o dinheiro) perfeito!

Descubra como funcionam suas finanças

Saber como está a sua saúde financeira (individual neste caso) é um passo fundamental antes de dizer o “Sim, eu aceito”. Isso significa que você deve levantar um diagnóstico de seus ganhos e gastos e saber em que fase da vida você está, se ganha mais do que gasta ou gasta mais do que ganha. Além disso, é preciso ter a consciência de como administra suas finanças e se será preciso mudar sua forma de lidar com o dinheiro para compor uma vida a dois.

Paz orçamento: Planejem a vida juntos

Os sonhos e os objetivos devem fazer parte da vida de um casal e para que eles se tornem realidade vocês precisam compartilhar o que farão de suas vidas no futuro. É primordial que estabeleçam um tempo no relacionamento para o diálogo e definam o que querem para o futuro, além de administrarem os prazos para a concretização do que desejam. Para iniciar este diálogo respondam a perguntas básicas, tais como:

  • Onde vocês pretendem trabalhar ou em que área irão atuar no futuro (caso queiram mudar a vida profissional)?
  • Quais são as perspectivas de ganhos financeiros?
  • Onde pensam em morar? Lugar, cidade, bairro, etc.
  • O imóvel será alugado ou comprado?
  • E as mobílias da casa, como irão comprar?
  • Querem fazer aquela festa de casamento? Como irão pagar?
  • Após o casamento, sonham em viajar para onde?
  • Vocês já sabem quanto custa manter uma casa?

As respostas para estas questões terão que ser analisadas juntamente com os recursos financeiros do casal e para isso acontecer de forma efetiva é preciso ter transparência e sinceridade.  

Faça esse tipo de levantamento e exponha o valor dos futuros gastos em uma tabela, assim fica mais fácil visualizar tudo que planejarem. Estabeleça os prazos para cada objetivo e uma margem financeira para colocá-los em prática.

Poupar é preciso, pensem no amanhã

  1. Depois de conhecerem as finanças um do outro, traçarem as metas e objetivos para o futuro, é hora de colocar a mão na grana e começarem a poupar!  Parte, ou tudo que vocês planejam, precisará de uma boa reserva financeira e por isso é fundamental estabelecer quanto, em dinheiro, será necessário poupar para atingir seus objetivos. Estabeleçam um percentual mensal dos ganhos de cada um e poupem esse dinheiro até alcançarem o sonho desejado.  Esse recurso poderá ser usado antes ou até depois do casamento. Tentem começar poupando, pelo menos, 10% do que ganham mensalmente.

O exercício de poupar dinheiro, antes de casar, facilitará a gestão orçamentária quando estiverem casados. Vocês terão uma visão mais ampla sobre o dinheiro e de como ele funcionará no cotidiano do casal.

Deem um destino para o dinheiro

  1. É importante compreender que o dinheiro parado ao longo do tempo vai perdendo seu valor através da ação da famosa inflação, para que isso não aconteça, e até para conseguir ter rendimentos com esse dinheiro que estaria parado, obtendo melhores resultados com ele, pensem em investir. Redirecionar o dinheiro mensal a um produto de investimento é traçar um caminho para que o dinheiro cresça ao longo do tempo.

É possível investir com poucos recursos financeiros e aumentar o aporte conforme for obtendo conhecimento.  Existem investimentos para cada objetivo de vida, cada perfil de pessoa e para cada bolso.

Caso não saibam por onde começar, vocês podem iniciar pela Renda Fixa, uma modalidade de investimento que vai fazer o seu dinheiro render de forma satisfatória, mas, acima de tudo, com segurança.

Você pode investir pensando em compra uma casa (longo prazo), para viagens de férias (curto prazo), para uma festa de casamento (curto a médio prazo), entre outros. O investimento é a forma que você precisa para aumentar seus ganhos e realizações de vida.

Evitem dívidas, busquem a paz orçamental

  1. Elas geralmente atrapalham o relacionamento de um casal, quebram a paz orçamental, e em muitos casos se tornam motivos para o divórcio. Evitem dívidas que não consigam pagar, mantenham o bem-estar financeiro para que a relação esteja sempre saudável. Não permita que o consumismo domine vocês e procure sempre opções de consumo dentro da realidade financeira.

Já no namoro é possível estabelecer esse tipo de padrão, não tente impressionar o companheiro (a) se você não tem dinheiro para isso. Compras fora da realidade financeira atraem consequências no futuro, pois é bem provável que você não conseguirá manter o “padrão” de algo que não possui. Encare a realidade dos fatos e busque constantemente melhorias financeiras.

Na MyCAP você encontra soluções simples para organizar sua vida financeira e te ajudar a conquistar seus sonhos. Não espere o tempo passar para investir em um relacionamento sólido poupando hoje mesmo. Abra sua conta grátis e descubra formas de alcançar seus objetivos.

Dessa forma vocês seguirão juntos para responder: Sim, eu aceito dividir a vida financeira com você!

Gostou do artigo: O que você precisa saber antes do “sim, eu aceito”. Paz orçamental: Convivendo a 3 (dinheiro e o casal)? Não deixe de conferir os outros conteúdos incríveis que temos em nosso blog.


Compartilhar:FacebookTwitter

Deixe uma resposta

MyCAP Power Broker APP

É a ferramenta ideal para quem quer acompanhar o mercado em tempo real de qualquer lugar.

MyCAP Power Broker APP
%d blogueiros gostam disto: