Investimentos para aposentadoria: a sua melhor idade começa agora
Dois idosos aposentados aproveitando a vida confortável que conseguiram com os investimentos

Investimentos para aposentadoria: a sua melhor idade começa agora

“O mercado sempre será receptivo para quem der início a um programa previdenciário”. Não há impacto maior para começar esse artigo que com a frase de um dos maiores investidores brasileiros, Luiz Barsi. Ela reflete o quanto o longo prazo é importante no mundo dos investimentos e o fator tempo é fundamental para ver o seu patrimônio se multiplicar. Claro que sozinha pode não dizer muita coisa, mas quando a frase vem acompanhada de estudo, disciplina e saber aproveitar oportunidade, você tem a fórmula certa para o sucesso e o conforto na sua aposentadoria. Se você pensa no seu futuro, não deixe de ler esse artigo –Investimentos para aposentadoria: a sua melhor idade começa agora. Boa leitura!

Aposentadoria: quanto antes melhor

Se você colocar a sua aposentadoria na mão de outras pessoas e instituições, pode nunca se aposentar. A aposentadoria é um processo seu! Por isso, o ideal é pensar nela desde cedo; quanto antes, melhor. O fator tempo pode multiplicar o seu patrimônio. Para que isso aconteça, seu dinheiro tem que estar investido no lugar certo, e esse ponto também é fundamental, afinal, você precisa de, pelo menos, um investimento que vai proteger esse dinheiro dos efeitos da inflação.

Com certeza existem diversos caminhos que vão rentabilizar o seu investimento de forma muito mais satisfatória e consistente, mas pense nesse como o marco zero do seu objetivo, por isso, não deixe o deu dinheiro guardado embaixo de um colchão, em um cofre, ou até mesmo na poupança, não os veja como investimentos para a aposentadoria. Aliás, você sabia que a poupança tem gerado rendimento negativo nos últimos anos? Pois é, existem investimentos muito melhores para a sua melhor idade, e, acredite, tão acessíveis quanto.  

Previdência privada vale a pena?   

Depende! – ” Mas como assim depende?” – pois é, apesar da previdência privada ser, de uma forma mais abrangente, padronizada pelos planos (VGBL e PGBL), e serem consideradas como bons investimentos para aposentadoria, existem diversas possibilidades oferecidas em muitas instituições financeiras: o ideal é fazer uma pesquisa prévia, entendendo qual é rentabilidade acordada, o tipo de plano e a tributação, prazo de resgate, seleção do portifólio de ativos (existem fundos previdenciários que possuem um maior fator de risco, por exemplo) etc. Mesmo assim, se nenhuma delas te agradar, existem muitas outras possibilidades no mundo dos investimentos.

Qual são os melhores investimentos para a aposentadoria?

“Será que devo comprar ações, fazer a minha previdência, investir no Tesouro Direto?” Não existe uma resposta certa para essas perguntas. Pode ser que a escolha por ações seja muito assertiva, porém é preciso lembrar que as ações dependem sempre da performance da empresa que as emite. Se você entende que uma empresa tem fundamentos sólidos e bases concretas, a ponto de sustentar um crescimento por anos, ótimo, vá em frente, porém tenha sempre em vista o longo prazo (lembrando que você também não precisa ficar com essas ações para sempre, aí vai da estratégia de cada investidor).

O Tesouro Direto e a Renda Fixa são investimentos mais conservadores, e costumam beneficiar de forma satisfatória quem pensa no futuro, mas, por serem mais conservadores, costumam ter uma rentabilidade menor do que investimentos mais voláteis.  

Uma boa dica aqui é focar em fatores como a constância e o tempo. A rentabilidade é relativa, existem pessoas que vão estar satisfeitas com retornos mais lineares e há outras que preferem correr um risco maior em troca de uma rentabilidade mais robusta. Mas o tempo e a constância são fatores essenciais para ver o seu bolo crescer com o passar dos anos, sendo pontos fundamentais nos seus investimentos para aposentadoria. Pense o seguinte: você colocou, religiosamente, R$100 reais todo mês durante 30 anos. Aquele seu primeiro aporte, que você fez em 19XX (bons tempos, não?), continua rentabilizando até hoje!  É a famosa ação dos juros compostos.  

Investir durante a aposentadoria?

Pronto, chegou a tão sonhada aposentadoria! Mas será que preciso parar de investir nesse momento? Isso vai de cada um, mas aumentar o seu patrimônio um pouco mais não faz mal, certo? Além disso existem alguns investimentos conhecidos por darem proventos regulares aos seus investidores.

Por exemplo, há ações de empresas que são conhecidas por pagarem bons dividendos. Isso significa que, em alguns momentos, essas empresas bonificam financeiramente seus acionistas. Isso faz com que seu investimento gere uma renda ativa, que você pode aproveitar como quiser.

Os Fundos imobiliários também são ótimos ativos para quem busca rendimentos regulares. Através deles você investe em grandes empreendimentos imobiliários e receberá “aluguéis” por eles. Além disso, os Fundos Imobiliários são ativos mais líquidos que a compra de um imóvel em si, de negociação simplificada (via home broker) e os rendimentos são isentos de Imposto de Renda.

Quer saber mais sobre Fundos Imobiliários? Leia o artigo que fizemos sobre o assunto.

Mesmo que a sua aposentadoria esteja longe, invista no seu futuro, o dinheiro que você investe hoje vai te dar muito mais conforto amanhã. Aqui na MyCAP nós temos os investimentos certos para o seu perfil e para os seus objetivos.

Abra a sua conta, é grátis, e você ainda vai ter acesso aos nossos relatórios e carteiras recomendadas (inclusive pensando no longo prazo). Não deixe de conferir também os demais artigos que temos em nosso BLOG. Ate a próxima! 

 

Compartilhar:FacebookTwitter

Deixe uma resposta

MyCAP Power Broker APP

É a ferramenta ideal para quem quer acompanhar o mercado em tempo real de qualquer lugar.

MyCAP Power Broker APP
%d blogueiros gostam disto: