Diversifique sua carteira com um único ativo: conheça os ETFs (Fundos de índice)
Diversifique sua carteira com um unico ativo - conheca os ETFs

Diversifique sua carteira com um único ativo: conheça os ETFs (Fundos de índice)

Você já deve ter ouvido falar que uma das práticas mais comuns e efetivas para maximizar ganhos e minimizar perdas com o seu investimento é a diversificação da sua carteira. Mas isso pode não ser uma tarefa fácil para qualquer investidor, visto que, para que a sua diversificação seja efetiva, é preciso estudar individualmente todos os ativos que você pretende investir. Mas existem alguns investimentos que são conhecidos por trazer uma diversificação automática e especializada para a sua carteira: os Fundos. Dentre eles existem os ETFs, comumente conhecidos como Fundos de índice. Por isso neste artigo ” diversifique sua carteira com um único ativo: conheça os ETFs” falaremos sobre este tipo de investimento e suas particularidades. Boa leitura!

O que são Fundos de Índice (ETFs)? 

Você já ouviu falar do IBOV, certo? O índice brasileiro que mede a evolução das principais ações negociadas em Bolsa. Ele leva em consideração uma carteira teórica de ativos para margear a performance do mercado como um todo. Um ETF nada mais é que um Fundo que busca transformar essa carteira teórica em uma estratégia de investimentos propriamente dita, ou seja, ele tira da teoria e coloca na prática.

Antes de mais nada, é preciso também que você se familiarize com o conceito de fundos: são instituições financeiras que captam dinheiro no mercado financeiro para traçar estratégia de alocação de recursos, com foco no melhor resultado possível, ou seja, retorno financeiro para seus investidores. Para isso, os Fundos oferecem toda uma estrutura de análise e estratégia como um benefício para seus cotistas e, em troca, recebem o capital para que possam ter o máximo de recursos para montar um portfólio sólido e que apresente os resultados esperados. Quando uma pessoa investe em um Fundo ela estará investindo, paralelamente, em diversos ativos que fazem parte das diretrizes daquele fundo.

Principais diferenciais dos fundos de índice (ETFs)

Existem algumas diferenças entre os fundos de investimento e os ETF, sendo, talvez uma das principais, é o tipo de gestão: enquanto os fundos de investimento tendem a ter uma gestão ativa, que, normalmente, busca superar os índices do mercado, os ETF têm uma gestão passiva, ou seja, que anda lado a lado com os índices, estando sua evolução sempre atrelada a eles. O que não significa algo ruim, existem ETFs que têm resultados melhores que os Fundos de Investimento e vice-versa. Mas, por conta disso, os ETFs tendem a ter uma taxa de administração mais acessível.

Outra grande diferença é a liquidez: como os ETFs são negociados via Home Broker, tendem a ter mais liquidez que os fundos de investimento. Enquanto que, em alguns fundos, é preciso respeitar o tempo estipulado para ter acesso ao dinheiro investido, nos ETFs basta efetuar a venda durante o pregão do dia, assim como é feito com uma ação, por exemplo.   

Tipos de ETFs

Existem diversos tipos de ETFs sendo negociados diariamente em Bolsa. Basicamente, se existe um índice, a chance é enorme de existir um ETF atrelado a ele, e pode existir mais de um ETF que anda em paralelo com um mesmo índice, como é o caso do Ibovespa. Por ser o principal índice brasileiro existem diversos ETFs que replicam a evolução da Bovespa. Mas também existem aqueles atrelados a índices de Small Caps, Dividendos e até mesmo de commodities e setores específicos, como o de energia elétrica por exemplo, além de índices de outros países.

Clique aqui e conheça todos os ETFs negociados em Bolsa.

ETF de Criptomoedas

Você sabia que pode investir em criptomoedas, como a Bitcoin, por exemplo, através dos ETFs? O HASH11 é um ETF criado com o intuito de atrair investidores que têm interesse em criptoativos, mas que preferem ter uma gestão especializada neste tipo de investimento. A gestora por trás desse ETF, a Hashdex, já é conhecida por gerir diversos fundos de cripto e o HASH11 surge como mais uma opção no segmento.

Quer conhecer mais sobre o HASH11? Fizemos uma live em nosso Instagram abordando os principais pontos que você precisa saber antes de investir neste ETF.  

Gostou deste artigo? Não deixe de navegar no nosso BLOG, temos muitos outros conteúdos interessantes para qualquer tipo de investidor.

Compartilhar:FacebookTwitter

Deixe uma resposta

MyCAP Power Broker APP

É a ferramenta ideal para quem quer acompanhar o mercado em tempo real de qualquer lugar.

MyCAP Power Broker APP
%d blogueiros gostam disto: