Rússia x Ucrânia: impactos da guerra nos investimentos em Ações

Rússia x Ucrânia: impactos da guerra nos investimentos em Ações

Historicamente, as bolsas mundiais se comportaram de maneiras diversas em períodos de guerra. Entretanto, é fato que, desde a primeira guerra mundial, os agentes buscam maior proteção em seus ativos, como por meio do ouro ou caixa.

As ações, por outro lado, possuem performances distintas, já que cada setor da economia é impactado de uma forma diferente pelos conflitos entre os países. O setor petroleiro, por exemplo, tem ganhado bastante destaque. A commodity já tem ultrapassado o patamar de US$ 110 – até o momento da realização deste artigo – e há quem diga que pode chegar, muito em breve, à casa dos US$ 120.

Os papéis das petroleiras surfaram na valorização, com Petrobras (PETR3; PETR4) atingindo o maior preço em mais de 10 anos e Petro Rio (PRIO3) subindo mais de 20% no mês.  Até mesmo a SmallCap 3R Petroleum (RRRP3) apresentou valorização – e que bela valorização, não é mesmo? – As SmallCaps, em períodos de crise, tendem a perder liquidez e se desvalorizarem pelos investidores entenderem que é mais oportuno investir em ativos mais “seguros”.

Veja no gráfico abaixo como as SmallCaps (PRIO3; RRRP3) se valorizaram acima da estatal Petrobras.

Fonte: Elaborado por SaraInvest Research

As sanções econômicas impostas à Rússia, uma das principais pautas no que se refere ao conflito, terão um grande impacto nos preços aqui no Brasil. Quer dizer que o preço da gasolina e do gás de cozinha ficarão mais caros? Tudo indica que sim!

A Rússia é o terceiro maior produtor de petróleo do mundo e o maior produtor de gás natural. Com a restrição da oferta desses bens, o preço no mercado internacional será elevado, cenário favorável às companhias brasileiras desses segmentos. Além do mais, o preço dos alimentos também deve ser afetado por aqui: os dois países juntos exportam em torno de 19% do milho, 30% do trigo e 80% do óleo de girassol consumido no mundo.

De fato, acontecimentos como os que temos visto nos noticiários são de grande preocupação não só pela questão da economia e dos nossos investimentos, mas também por ser uma problemática que envolve ceifamento de vidas. No entanto, a história nos mostra que as bolsas mundiais reagem a esses eventos, mas sempre – isso mesmo, sempre – se recuperam. Nesse momento, além de aplicar em ativos mais seguros, como papéis atrelados ao ouro ou ao dólar, é uma grande oportunidade de encontrar boas empresas com seus preços distorcidos.

Compartilhar:FacebookTwitter

Deixe uma resposta

MyCAP Power Broker APP

É a ferramenta ideal para quem quer acompanhar o mercado em tempo real de qualquer lugar.

MyCAP Power Broker APP
%d blogueiros gostam disto: