Ícone do site MyCAP Blog

A sopa de letrinhas da renda fixa

O Brasil tem como característica os conhecidos altos ganhos da renda fixa, que sempre atraem os poupadores ávidos por aplicações mais simples e com retornos garantidos.

Se o termo traz a cômoda sensação de segurança e, em alguns casos, o prévio conhecimento dos ganhos a serem obtidos, a renda fixa traz inúmeras peculiaridades que os investidores devem conhecer antes de aplicar seus recursos arduamente poupados. Afinal, você sabe quais os riscos que está correndo? Conhece o FGC? Como decide entre um investimento que é tributado pelo Imposto de Renda e outro isento?

São ofertadas tantas opções de investimentos, as vezes parece uma “sopa de letrinhas”, com os tradicionais CDBs, os títulos isentos de IR e queridinhos do público como  as LCIs e LCAs, além das LC, LF, CRA, CRI, etc.

A renda fixa caracteriza investimentos que tenham a rentabilidade ou sua forma de cálculo definida no momento da contratação. Ou seja, o termo “fixa” não quer dizer que a rentabilidade será imutável. Não confunda com títulos prefixados, que veremos em outra oportunidade o que esta característica confere para um título.

Voltando à nossa sopa de letras da renda fixa, apresentamos resumidamente os principais títulos:

Sair da versão mobile