Ícone do site MyCAP Blog

Você sabe o que é ESG?

o-que-e-ESG

Você já ouviu falar do conceito de Mix de Marketing? Ele surgiu por volta dos anos 60 e, basicamente, resumia que, para se ter sucesso empresarial, a sua estratégia deveria ser centrada em 4 P’s: Preço (valor), Praça (onde será ofertado), Produto (o que é) e Promoção (estratégia de divulgação). Ao longo dos anos, novos P’s foram entrando em cena, sendo um deles o “P” de posicionamento, que reflete como a marca se posiciona frente ao público. Aí você deve estar se perguntando, por que estou lendo isso em um Blog sobre investimentos? É simples: para mostrar como essa evolução afetou as empresas e mostrar que agora elas devem se preocupar com assuntos que vão muito além do produto ou serviço em si. Aliás, você sabe o que é ESG?     

Qual o significado de ESG?

ESG é uma sigla em inglês para Environmental, Social and Governance, que, quando traduzida, significa: Ambiental, Social e Governança. Cada uma dessas palavras resume uma série de compromissos e práticas que uma empresa se propõe a adotar na gestão do seu negócio.

A seguir buscamos sintetizar o que cada uma dessas letras requer da empresa:

Índice S&P/B3 Brasil ESG

Em 8 de setembro de 2020 o conceito ESG ganhou uma forma de se medir o desempenho das empresas que adotam estas melhores práticas, sendo transformado em um índice pela B3 (confira aqui suas características e performance), em conjunto com o S&P. Mais uma opção para investidores que se preocupam com empresas que têm foco em pautas ambientais, sociais e  governança corporativa.  

Outros índices sustentáveis

A criação de índices que medem o desempenho de ações que respeitam e adotam melhores práticas de governança e sustentabilidade não é novidade, uma vez que estes indicadores servem para mensurar e responder às indagações se estas práticas também geram retorno para os acionistas.

A partir dos anos 2000, identificando uma tendência no segmento, a B3 criou índices como:

Cada um desses índices possui regras e condições exclusivas. Com o Índice S&P/B3 Brasil ESG não é diferente, porém, ele tem o objetivo de padronizar os requerimentos e regras de classificação das medidas sustentáveis em nível mundial.

Afinal, boas práticas de governança e sustentabilidade geram resultados para o investidor?

A discussão sobre o quanto a adoção de práticas de governança e sustentabilidade é valorizada pelos investidores é recorrente. Mas o desempenho dos índices citados anteriormente, comparado ao Ibovespa, pode ajudar a demonstrar que estas empresas têm gerado maior retorno para os acionistas ao longo dos anos.

Lógico que isto não é garantia de que o novo índice terá a mesma performance, mas serve como demonstração de que, respeitar o meio ambiente, ter preocupação com o social e adotar práticas de transparência corporativa também traz valorização para a empresa e, consequentemente, seus investidores.

O gráfico abaixo demonstra o desempenho dos índices IGC, ISE, ICO2 e Ibovespa, desde a criação do ICO2, no final de agosto de 2010. Como pode ser percebido, nos últimos dez anos, os índices de empresas que adotam práticas de governança ou sustentabilidade acumularam um retorno superior ao Ibovespa, que não seleciona empresas através destes critérios e é o principal indicador do mercado de ações brasileiro. Estes índices acumularam valorização de 134,3% (IGC), 115,8% (ICO2), 98,4% (ISE) e 52,5% (IBOV), desde 31/08/2010 até 14/10/2020, uma diferença realmente considerável.

Fonte: Economática

Quais empresas fazem parte do o Índice S&P/B3 Brasil ESG

Ao total temos 96 empresas que fazem parte do índice. Confira abaixo as 10 empresas com maior peso:

Gostou desse artigo? Pretende investir em empresas sustentáveis? Não deixe de se atualizar em nosso BLOG, temos sempre uma matéria relevante para você. Se ainda não tem uma conta na MyCAP, abra agora, além de ser 100% grátis, você ainda vai ter acesso a relatórios exclusivos e mais aprofundados, inclusive sobre assuntos que tratamos por aqui. Até a próxima. 

Sair da versão mobile