O novo perfil de investidores na Bolsa
Conhecendo o novo perfil de investidores da Bolsa

O novo perfil de investidores na Bolsa

Nos últimos anos presenciamos um crescimento exponencial de novos investidores na Bolsa de valores. De acordo com dados divulgados pela B3, somente entre maio de 2019 e novembro de 2020, o número de investidores Pessoa Física na Bolsa de valores saltou de 1 para 3,2 milhões. E é de se prever que esse crescimento vem acompanhado de uma diversificação maior de perfis, incluindo mais mulheres e jovens. Então, que tal entrar de cabeça nesse assunto e conhecer esses entrantes da Bolsa no artigo: Quando o “Pensar no Futuro” começa cedo – o novo perfil de investidores na Bolsa. Boa leitura.

O que ocasionou o crescimento de investidores na Bolsa

A explicação é muito simples quando analisamos um terreno há muito conhecido por esse público que faz parte do novo perfil de investidores na Bolsa: a internet. Para quem está imerso no mercado financeiro sabe o quanto o assunto “investimentos” se tornou uma pauta recorrente entre os influenciadores, corretoras, casa de análises entre outras fontes do meio.

Importante ressaltar que essa informação específica não passa de uma análise empírica, porém, quando ela vem acompanhada de outro dado relevante divulgado pela B3, de que a maioria dos investidores apoia suas decisões em portais de internet, YouTube e influenciadores, essa análise se torna autoexplicativa.

Quer dizer que os jovens estão se tornando magnatas do mercado financeiro?

Na verdade, não. E, mais uma vez, é fácil chegar na explicação. Eles entenderam um ponto que vem sido massificado há algum tempo por essas fontes influenciadoras de informação: não é preciso de muito para investir, o pouco que você investe hoje pode se tornar muito amanhã. Na verdade, 56% desses investidores pessoa física têm uma renda familiar de até R$4.999,00.

Pode parecer muito, especialmente quando comparado à média salarial da população brasileira. Mas é importante levar em consideração que todos têm gastos fixos por mês, sendo que, muitas vezes, acaba sobrando pouco para investir: a mentalidade de que “o importante é sobrar e investir” é a que vem predominando e a preocupação com o futuro aparece como um fator relevante no meio dos novos investidores. 

Coragem e disciplina são palavras-chave

Dizem por aí que a Bolsa de Valores pode ser perigosa…talvez para quem não entende o que está fazendo, mas não para esse público. Os novos investidores já chegaram preparados para qualquer desafio, contrariando as expectativas de que novatos estão naquela etapa de aprendizado, onde erros são comuns, os dados apontam que esses jovens já chegam prontos ao mercado financeiro, sabendo o que querem e diversificando bem a carteira.

Na verdade 93% desses investidores enxergam a renda variável como o melhor caminho para obter resultados no futuro, ou seja, pensam no longo prazo através de investimentos mais voláteis, como Ações e Fundos Imobiliários, por exemplo.

Abrir mão da segurança jamais

Como dito, esse é um público que chegou preparado ao mercado e não abre mão da diversificação da carteira de ativos, inclusive em busca da estabilidade. Além do foco em Renda Variável, reservam parte dos investimentos para a Renda Fixa e o Tesouro Direto, ativos conhecidos pela segurança e presivibilidade.

E você pensa que é só a partir de 18 anos?

Dados internos da corretora MyCAP Investimentos apontam que existe um crescimento desse público jovem, inclusive, de menores de idade, ou seja, abaixo dos 18 anos, com um aumento de mais de 18% no número de investidores dessa faixa etária entre janeiro e novembro.

Levando também em consideração os dados divulgados pela B3, o valor médio investido em outubro por esses investidores entre de 16 e 25 anos de idade foi de R$225, o que não é pouca coisa quando pensamos no público de jovens e adolescentes. Ou seja: o futuro é agora! 

Gostou do artigo? Não deixe de conferir outros conteúdos exclusivos em nosso BLOG. Até a próxima.

Compartilhar:FacebookTwitter

Deixe uma resposta

MyCAP Power Broker APP

É a ferramenta ideal para quem quer acompanhar o mercado em tempo real de qualquer lugar.

MyCAP Power Broker APP
%d blogueiros gostam disto: