Itaú day 2023 : O cliente como protagonista

Itaú day 2023 : O cliente como protagonista

Hoje aconteceu o Itaú Day, e, como de praxe, marcamos a nossa participação para entendermos sobre os rumos de um dos principais bancos da atualidade. Neste texto, trouxemos o nosso parecer sobre o evento, que serve como um importante balizador do mercado.

A companhia ressalta a importância de ter seus clientes como protagonistas para o crescimento, sendo assim, os esforços estão alocados em melhoria de produtos e serviços para melhor atendê-los.

Destacamos – como uma das principais avenidas de crescimento – os investimentos em cross selling e as iniciativas do programa de eficiência, tendo como objetivo a apresentação de um banco mais ágil, e que atenda a diferentes áreas (serviços e produtos), através do uso da nuvem, banco de dados e inteligência artificial. Tudo isso aliado a uma melhor gestão de riscos, para determinar e oferecer, com rapidez, ofertas de produtos e serviços individualizadas. Citamos como um dos pontos de gestão de risco: hábitos, regularidade de compra dos clientes, área de cobertura e outros.

A iniciativa de manter o cliente no centro através do oferecimento de uma ampla gama de produtos e serviços, foi denominada pelo banco de “One Itaú” (integração de produtos e plataformas).

O banco destaca ainda a transformação digital como a maior geradora de autonomia, conforto e segurança para os clientes, citado como exemplo, a implementação da tecnologia de biometria facial e a demanda por um cartão digital, sendo já existente dentro do aplicativo, e direcionado especialmente para assinaturas e compras regulares nos ambientes digitais.

O Itaú também cita investimentos em ESG, com diversidade e inclusão, que possibilitam o acesso à novas classes de clientes, gerando maior identificação com a marca.

Dentro do arcabouço denominado pelo banco de NMO (novo modelo operacional), a companhia investe na facilidade, praticidade e experiência para oferecer aos clientes uma ampla gama de produtos e serviços, ou seja, cross selling. Podemos citar como exemplo, acessibilidade ao financiamento, seguros de veículos e casa própria, andando lado a lado com outras áreas e gerando um portfólio diversificado, com o intuito de gerar maior fidelização e engajamento.    

Ressaltamos a ampliação do atendimento ao agronegócio em função do crescimento resiliente do segmento, com maior demanda do que o plano safra pode atender. Assim, a companhia cita a criação de linhas de crédito que atendam ao setor, desde produtores e consumidores de insumos primários, até a comercialização ao revendedor ou consumidor final, gerando uma carteira diversificada, atendendo à questão geográfica até o tipo de produto, diluindo, assim, seu risco sistêmico.

Por fim, a companhia ressaltou que, em questão de distribuição de dividendos – muito relevante, dado o histórico do banco – ainda depende do índice de capital, que se divide especialmente entre o crescimento das carteiras e a capacidade de rentabilização.

Temos um viés positivo para a companhia, porém, ressaltamos que mantemos como “top pick” do setor as Ações do Banco do Brasil.  

Por: Julia Monteiro – Analista Fundamentalista MyCAP

Até a próxima

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