Taxação de produtos importados. O que isso impacta no mercado?

Taxação de produtos importados. O que isso impacta no mercado?

Olá investidor,

hoje nós viemos falar sobre uma questão que vem gerando ruídos e oscilações no mercado, principalmente quando falamos em ações: alíquota para produtos importados. 

Desde abril de 2023, há um impasse relativo à taxação de mercadorias importadas, mais especificamente em torno da aplicação de impostos para as remessas destinadas à pessoas físicas de valores até $50, beneficiando, diretamente, plataformas como a Shein, AliExpress e Shopee ( além da possível entrada de uma nova plataforma chamada Temu, spin off da chinesa Pinduoduo, que chega ao país no final de 2023).

Importante ressaltar que, a isenção só será possível para empresas estrangeiras aderentes ao  “Programa Remessa Conforme” da Receita Federal, que tem o intuito de manter maior controle sobre as importações.

A medida acaba por beneficiar companhias externas em detrimento das empresas nacionais, acarretando na elevação da concorrência e, por consequência, na compressão de margens, ou seja, pressão no valor das ações na bolsa.

Destacamos ainda, que as empresas nacionais empregam milhares de brasileiros em sua cadeia produtiva, girando a roda econômica. Mas, com a entrada desses gigantes varejistas, estão perdendo cada vez mais parte do market share e poder de negociação.

Vale lembrar que as empresas nacionais deverão passar para uma taxação de 17% do ICMS ao aderirem ao plano de conformidade da receita, o que reduziria a diferença na oferta de preços.

Em suma, as empresas varejistas locais, tanto de vestuário, quanto de linha branca (móveis, eletrônicos e demais produtos) esboçavam uma recuperação de preço como resultado da expectativa a despeito do início da trajetória de queda da taxa de juros, isso após significativa queda de valor em função da perda do poder de compra da população e elevada taxa de juros.

Destacamos como as principais empresas afetadas diretamente: Renner, Marisa, Guararapes, Via e Americanas, como as principais da bolsa.

Vale o destaque da promessa de investimento por parte da SHEIN em parceria com a Coteminas para a produção em território nacional.

Por fim, o governo destaca que este é o início das negociações e que tal medida se iniciará em 1 de agosto de 2023.

Seguiremos atualizando nossos clientes,  assim como pontuando possíveis benefícios e/ou prejuízos às companhias nacionais.

Por: Júlia Monteiro – Analista Fundamentalista MyCAP

Deixe uma resposta

MyCAP Power Broker APP

É a ferramenta ideal para quem quer acompanhar o mercado em tempo real de qualquer lugar.

MyCAP Power Broker APP

Descubra mais sobre MyCAP Blog

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading