O que você precisa saber antes de começar a investir em ESG
Para_começar_relembre_o_que_significa_investimento_ESG
Para_começar_relembre_o_que_significa_investimento_ESG

O que você precisa saber antes de começar a investir em ESG

Resumo:

O que você precisa saber antes de começar a investir em ESG

O tema ESG segue avançando no mercado. Segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) quase 90% das instituições financeiras passaram a dar mais importância à sustentabilidade nos últimos 12 meses.

Ainda assim, para investir em ESG com segurança, é preciso avaliar se as empresas realmente utilizam critérios de seleção pautados em princípios ESG na construção dos seus portfólios ou se são apenas uma “lavagem verde”.

Quer saber mais sobre investimentos sustentáveis? Continue a leitura e confira tudo sobre produtos ESG antes de começar a investir.

O que você vai encontrar neste artigo:

Para começar, relembre o que significa investimento ESG
Qual a importância do ESG no mercado financeiro?
Como investir em ESG no Brasil?
Fundos Tradicionais x Fundos ESG: entenda a diferença entre eles
O que você precisa lembrar na hora de investir em ESG

Para começar, relembre o que significa investimento ESG

Do inglês “Environmental, Social and Governance”, o ESG se refere às melhores práticas Ambientais, Sociais e de Governança. No Brasil, ele também é conhecido pelo acrônimo ASG.

Os investimentos ESG são aqueles que utilizam critérios de sustentabilidade em seu processo de investimento, gerando um impacto positivo para sociedade, que ultrapassa os ganhos financeiros.

Além das métricas de análises tradicionais, os investimentos sustentáveis baseiam-se em princípios ESG, como consumo de energia, emissões de carbono, políticas de equidade de gênero, justiça social, direitos humanos e práticas de governança corporativa.   

Qual a importância do ESG no mercado financeiro?

O conceito ESG tornou-se uma pauta obrigatória no mercado. Os investidores, antes focados no retorno financeiro dos ativos, passaram a considerar aspectos ESG em suas análises e decisões de investimento.

Isso motivou muitas empresas do mercado financeiro e de capitais a reavaliarem suas estratégias e adaptarem seu modelo de gestão, especialmente após a pandemia do Covid-19.

Carlos Takahashi, coordenador do Grupo Consultivo de Sustentabilidade da ANBIMA, afirma quesustentabilidade é um caminho sem volta. Apenas negócios que levem em conta os critérios ASG (ambientais, sociais e de governança) na construção de portfólios e na gestão de riscos sobreviverão no longo prazo”.

Para algumas instituições bancárias, inclusive, a adoção de melhores práticas de sustentabilidade já é considerada um critério para análise de risco de crédito. 

Essas informações ajudam a identificar o nível de resiliência das empresas diante de um cenário de instabilidade da economia. 

Como investir em ESG no Brasil?

Graças ao crescimento do mercado ESG, hoje todos os perfis de investidores já podem aplicar uma parcela do portfólio em ativos com foco em investimento sustentável.

Para começar a investir, você precisa de uma conta ativa em uma corretora de valores, como a MyCAP. Lembre-se de optar por modalidades alinhadas aos seus objetivos, perfil de investidor e necessidade de liquidez. 

Confira algumas das opções de ativos ESG disponíveis no mercado brasileiro: 

Títulos de renda fixa

Na Bolsa Valores são negociados títulos de dívidas, como Debêntures e Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs), destinados a captar recursos para projetos de impacto socioambiental. São os chamados Títulos Verdes, Sociais e Sustentáveis.

Ações

As ações de empresas sustentáveis negociadas no mercado acionário brasileiro representam uma boa alternativa para diversificar sua carteira. Por exemplo, as ações da Suzano (SUZB3), B3 (B3SA3), Natura (NTCO3), Klabin (KLBN11), entre outras.

ETFs

Os ETFs são Fundos negociados na bolsa de valores que replicam a carteira teórica de um índice de referência, como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), Índice S&P/B3 Brasil ESG  e o Índice Carbono Eficiente (ICO2). É o caso do BTG ESG Fundo de Índice S&P/B3 BRAZIL ES.

Previdência Privada

Os Fundos de Previdência Privada também aderiram às práticas sustentáveis em seu processo de gestão. Em geral, esses produtos investem seus recursos em ações de empresas que adotam critérios socioambientais de alto padrão.

Fundos de Investimento

Os Fundos sustentáveis são aqueles que consideram fatores ESG em seu processo de investimento. Eles são uma das alternativas mais acessíveis de se expor ao mercado ESG. Os Fundos podem adotar desde estratégias mais conservadoras, como os Fundos de Renda Fixa, às mais arrojadas, como os Fundos de Ações.

Fundos Tradicionais x Fundos ESG: entenda a diferença entre eles

A principal diferença entre Fundos Tradicionais e Fundos ESG está na composição da carteira de cada um deles.

Os Fundos Tradicionais adotam diferentes estratégias de investimentos e a utilização de critérios sustentáveis é opcional. 

os Fundos ESG são aqueles com foco em investimentos sustentáveis. Por isso recebem o termo IS (Investimento Sustentável) em sua nomenclatura. A ANBIMA adotou essa regra de identificação dos Fundos sustentáveis para dar mais transparência ao mercado.

Vale destacar que também foram estabelecidas regras para os gestores de investimentos responsáveis por esses Fundos, como a elaboração de um documento que descreva as diretrizes, os critérios e controles de sustentabilidade utilizados.

Os Fundos que apenas integram aspectos ESG no processo de gestão, podem divulgar em seus materiais publicitários essa informação.

O que você precisa lembrar na hora de investir em ESG

Os investimentos sustentáveis são excelentes instrumentos para diversificação do portfólio, além de serem uma alternativa para contribuir com questões socioambientais, que geram impacto social.

Assim como outras classes de ativos, eles também apresentam riscos, por isso são destinados ao longo prazo. Portanto, na hora de investir em ESG, reavalie seu perfil de investidor e opte pelos ativos que melhor atenderem suas particularidades.

Preze por uma carteira diversificada e aumente suas chances de alcançar retornos diferenciados.

Lembre-se que você pode utilizar o MyCAP Power Broker e MyCAP Power Broker APP para comprar ações de empresas sustentáveis ou ETFs sem burocracia e 100% on-line.

Aqui na MyCAP, você tem acesso às melhores oportunidades do mercado e diversifica seus investimentos com segurança. 

Você conhece a  MyCAP? Conte com a isenção de corretagem e abra a sua conta.

Compartilhar:FacebookTwitter

Deixe uma resposta

MyCAP Power Broker APP

É a ferramenta ideal para quem quer acompanhar o mercado em tempo real de qualquer lugar.

MyCAP Power Broker APP
%d blogueiros gostam disto: