O primeiro passo para começar a investir: abrir uma conta em uma corretora de valores
Casal abrindo conta em uma corretora

O primeiro passo para começar a investir: abrir uma conta em uma corretora de valores

Se você chegou neste artigo, provavelmente está procurando uma forma de ingressar no mercado financeiro e no mundo dos investimentos. Já deve inclusive ter pesquisado sobre ações, títulos públicos, renda fixa, entre outros assuntos do segmento. Mas, o fato que poucos se atentam, é que existe um passo muito importante dentro desse processo que vem antes de qualquer investimento: abrir uma conta em uma corretora de valores mobiliários.

Por isso, iremos aprofundar neste artigo sobre uma corretora de valores e o que você precisa saber para escolher a sua. Boa leitura!

O que é uma corretora de valores mobiliários?

A corretora é a instituição responsável por manter a custódia dos seus investimentos. Ela tem como função principal atuar como um elo entre você e os produtos ofertados na Bolsa de Valores, além de títulos públicos e títulos privados.

Por que preciso abrir conta em uma corretora?

“Ah, mas eu invisto através do meu banco, faz sentido abrir conta em uma corretora?” Muitos bancos possuem dentro de suas atividades uma frente para investimentos. O problema é que nem todos eles têm a intenção de te oferecer os melhores produtos disponíveis no mercado. Abrir conta em uma corretora de valores séria significa garantir autonomia para escolher entre uma gama de possibilidades ao invés de te direcionar para um caminho que, talvez, não seja o melhor para os seus objetivos.

“Mas eu não sei nem por onde começar e o meu gerente me ofereceu…” Esse é um pensamento muito comum, que muitas vezes te leva a optar pelo caminho mais fácil, mas nem sempre o melhor. Além de ter diversas opções de investimentos, as corretoras costumam ter um time de profissionais do mercado financeiro que são especialistas em fazer análises do mercado e encontrar boas oportunidades. Por isso, leve em consideração os conteúdos que estão sendo oferecidos para você na hora de abrir sua conta, além do suporte que você terá durante toda sua trajetória.

Abrindo uma conta na MyCAP você tem acesso às nossas carteiras recomendadas além de outros conteúdos exclusivos para que você tome decisões muito mais assertivas, tudo gratuitamente.

Vou encontrar os mesmos investimentos em todas as corretoras?

Depende. De uma forma geral você encontra produtos muito semelhantes entre as corretoras, mas existem particularidades que também devem ser levadas em consideração na sua escolha. Por exemplo: todas as corretoras possuem uma plataforma de negociação de ações e outros ativos de renda variável – o famoso home broker – mas isso não significa que ele seja o mesmo para todas. Há aquelas que possuem um home broker mais rápido, há as que prefiram ter uma plataforma simplificada…O importante mesmo é equilibrar a sua escolha.

O MyCAP Power Broker é a plataforma perfeita para pessoas que procura esse equilíbrio: intuitiva, simplificada e estável. Abra sua conta e faça o teste!

Também é possível encontrar fundos e produtos de renda fixa com diferentes remunerações, prazo de resgate, e de diferentes instituições. Não existe certo e errado, o macete é pesquisar e encontrar aquela que tenha os produtos que melhor te atendam.

Acesse nosso site e conheça nossos produtos de Renda Fixa e os Fundos de Investimento disponíveis.  

Procure corretoras confiáveis

Toda corretora deve passar por uma série de regulações de órgãos competentes para que possam operar no mercado financeiro. Por isso, procure aquelas que possuem selos que transmitam transparência e confiabilidade, como: CVM, Banco Central e ANBIMA. Afinal, uma corretora ficará responsável por manter a custódia dos seus títulos públicos e demais ativos, então não se pode arriscar, certo?

Uma corretora oferece os mesmos serviços de um banco?

Como dito anteriormente, um banco múltiplo pode atuar como uma corretora de investimentos, mas a recíproca, nesse caso, não é verdadeira. Ou seja, uma corretora não possui serviços como saques e empréstimos, por exemplo. Apesar disso, você tem a possibilidade de acessar uma linha de crédito chamada de Conta Margem, que pode ser utilizada exclusivamente para alavancar as suas operações.

Abrir uma conta em corretora é burocrático?

Apesar de, na maioria das vezes, a abertura de conta em uma corretora ser um processo simples e online, você deverá preencher uma série de informações que envolvem documentos e alguns dados pessoais. Não se espante, todas essas informações são essenciais para a sua segurança. Afinal, estamos cuidando do seu dinheiro, não é mesmo? Essas etapas seguem uma regulamentação, são obrigatórias e te ajudarão a definir o seu perfil de investidor.  

“Perfil de investidor?” Sim, ele é traçado a partir de um formulário conhecido como suitability, utilizando perguntas que abordam diversos aspectos, como seus objetivos, comportamento e conhecimento prévio sobre investimentos. Após o preenchimento do suitability, você será enquadrado em um dos perfis a seguir:

• Conservador: Investidores conservadores tendem a optar por investimentos seguros e pela conservação do patrimônio. Sendo assim, costumam atrelar seus recursos a ativos seguros e que deem retornos lineares no longo prazo.

• Moderado: Investidores com este perfil costumam manter o equilíbrio entre a segurança e o risco/retorno, reservando uma parcela dos investimentos a ativos que ofereçam maior retorno financeiro, mesmo que isso implique em um risco mais acentuado. Dessa forma, mantêm uma maior diversificação da carteira, em busca desse equilíbrio.

• Arrojado/Agressivo: Investidores com perfil agressivo tendem a ter uma abordagem mais profissional e ampla do mercado financeiro, utilizando ferramentas e artifícios que ajudem a alcançar os melhores resultados. São investidores que têm propensão ao risco e tendem a saber lidar com a pressão da volatilidade. Dessa forma, buscam retorno tanto no curto, quanto no longo prazo, através da diversificação da carteira e na atuação em mercados menos explorados por investidores conservadores.  

Como abrir sua conta na MyCAP 

Clique aqui para começar o seu processo de abertura de conta na MyCAP e siga o passo a passo, preenchendo todas as informações necessárias. Como dito acima, elas são importantes para sua segurança e para que você tenha um direcionamento assertivo sobre os seus investimentos. Se estiver com dúvidas ou precisar de apoio, você pode contar com a nossa equipe de atendimento. E não precisa se preocupar: tanto a abertura quanto a manutenção da sua conta na MyCAP são 100% grátis.  

Gostou das dicas? Não deixe de conferir outros conteúdos exclusivos em nosso blog. 

Compartilhar:FacebookTwitter

Deixe uma resposta

MyCAP Power Broker APP

É a ferramenta ideal para quem quer acompanhar o mercado em tempo real de qualquer lugar.

MyCAP Power Broker APP
%d blogueiros gostam disto: