CSU Digital – Raio X

CSU Digital – Raio X

A CSU, uma empresa com mais de 31 anos de experiência no mercado, listada no Novo Mercado, conta com cerca de 4,7 mil colaboradores, localizados nas regiões de São Paulo, Barueri, Recife, Belo Horizonte e Miami.

A Companhia é especializada no desenvolvimento e oferta de tecnologia para serviços financeiros sendo a única empresa no mercado com soluções para todas as etapas de uma operação financeira. Seu modelo de negócios, denominado B2B2C, destaca-se por possibilitar que outras empresas forneçam aos seus consumidores soluções financeiras inovadoras por meio de plataformas modulares white label, que possibilitam aos clientes manterem suas marcas ao oferecerem produtos financeiros. Além disso, a flexibilidade é um diferencial, permitindo a escolha entre soluções completas ou integrações modulares via APIs. A CSU destaca-se não apenas pela tecnologia que oferece, mas também pelo know-how em aliar essa tecnologia a um amplo suporte técnico/operacional, apoiado em uma sólida infraestrutura de governança e segurança. Esse compromisso com a excelência técnica e operacional é fundamental para a confiança dos clientes.


Antes de começar, saiba como vamos abordar este assunto:

Panorama de uma Operação Financeira

Portfólio de Soluções

CSU Pays: Sendo a CSU Pays o seu core business, oferece serviços completos, incluindo meios de pagamento como operações de cartões, Pix, Pix Parcelado e até mesmo criptomoedas. Além disso, engloba áreas como Loyalty & Incentivo, proporcionando infraestrutura para gestão de programas de fidelidade, incentivo (pontos e cashback) e marketplaces para resgates ou compras. Oferece serviços de Banking as a Service, fornecendo tecnologia para contas digitais, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, além de disponibilizar serviços financeiros através de um marketplace, proporcionando flexibilidade aos clientes para personalizar suas ofertas. Isso é facilitado via API ou aplicativos white label, permitindo uma integração suave e mantendo a identidade da marca do cliente.

CSU DX: Proporciona uma experiência completa ao cliente, fornecendo infraestrutura tecnológica e pessoal de front office para atendimento, rentabilização e cobrança. Além disso, oferece o Middle Office (HAS), uma plataforma de hiperautomação de processos que utiliza amplamente a inteligência artificial em áreas como intercâmbio, prevenção à fraude, onboarding e curadoria.

Composição da Receita

Ecossistema de Meios de Pagamentos

A empresa possibilita o processamento ágil e seguro de transações financeiras, desde a emissão até a análise de fraude.

Produtos

Serviços

  • Emissão dos meios eletrônicos de pagamentos
  • Captura das transações
  • Processamento e validação de transações
  • Análise e prevenção à fraude e chargeback
  • Sistemas e Back office para monitoramento operacional
  • Emissão de fatura, cobrança e atendimento
  • Controle contábil

Ecossistema de Fidelização e Incentivos

A plataforma de fidelização é uma ferramenta para engajar consumidores e motivar colaboradores, utilizando programas intuitivos baseados em “gamificação”. A empresa oferece mais de 100 parceiros e soluções tecnológicas para gestão eficiente desses programas.

  • Descontos em lojas parceiras
  • Recompensa em dinheiro (cashback)

Os clientes têm autonomia para:

  • Analisar a performance de campanhas de vendas
  • Aprimorar réguas de relacionamento e a taxa de retenção de clientes
  • Dimensionar os investimentos em publicidade e marketing

Além de oferecer a plataforma OPTe+, as empresas podem criar marketplaces através do aplicativo White Label via a solução de Banking as a Service.

Ecossistema de Banking as a Service

Plataforma modular e customizável para empresas de diversos setores que desejam fornecer serviços financeiros.

  • Contas digitais PF e PJ
  • Recebimento e transferência eletrônica de recursos 
  • Pagamento de contas
  • Recargas
  • Emissão e liquidação de boletos
  • Cartões digitais
  • Pagamentos Instantâneos
  • Produtos Financeiros (crédito, investimentos, seguros)
  • Marketplace

Ecossistema de Middle-Office

Integradas à vertical CSU DX, as soluções de Middle-Office, denominadas Hyperautomation Systems (HAS), utilizando da aplicação das tecnologias mais avançadas em Inteligência Artificial, Automação e Machine Learning, fornecem soluções de hiperautomação para diversas demandas:

  • Onboarding
  • Prevenção à fraude
  • Intercâmbio 
  • Contestações e sinistros
  • Atividades rotineiras de back-office

Principais clientes

Comentário de Resultado 3T23

CSU DIGITAL (CSDU3)

Durante o 3T23 foi concluído a fase de transformação das verticais de negócios CSU Pays e CSU DX. Foram realizadas a renovação de contratos com seus principais clientes, representando 90% da receita da CSU Pays. Vale ressaltar que a empresa possui benefícios fiscais referentes a investimentos em tecnologia atrelados à “Lei do Bem”, cujo benefícios são: menor imposto de renda devido (IR) e contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL); até 50% de redução no imposto sobre produtos industrializados (IPI) ao adquirir equipamentos exclusivamente para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I); amortização de bens intangíveis relacionados a Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); depreciação imediata de equipamentos adquiridos para P&D; alíquota do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) zerada para remessas ao exterior destinadas ao registro e manutenção de marcas, patentes e cultivares.

Na ótica da Companhia a receita líquida atingiu R$ 132 milhões no 3T23, redução de 2,9% A/A. O Ebitda alcançou R$ 46,5 milhões, aumento de 9,8% A/A, com margem de 35,1%, crescimento de 4 p.p. A/A. O resultado financeiro da companhia foi negativo em 0,7 milhão no 3T23, ante um resultado negativo de R$ 0,5 milhão no 3T22. Os investimentos alcançaram o total de R$ 14,2 milhões no 3T23, redução de 11,9% A/A. Foram investidos R$ 12,6 milhões no CSU Pays, uma redução de 13,7% A/A, 1,2 milhão na CSU DX, aumento de 410,1% A/A, explicados pelo investimento referente às soluções de hiperautomatização de processos (HAS) e por fim foram investidos R$ 0,5 milhão em corporativo, redução de 63,5% A/A. O caixa líquido da empresa ao final de setembro atingiu R$ 6 milhões, ante uma dívida líquida de R$ 1,1 milhão no 3T22. O indicador de alavancagem financeira (Dívida líquida/EBITDA 12M) foi de -0,03x no 3T23, ante 0,01x no 3T22. O lucro líquido alcançou R$ 23,7 milhões no 3T23, aumento de 28,4% A/A, com margem líquida de 17,9%, aumento de 4,4 p.p. A/A.

Na ótica da CSU Pays (core business e possui maior rentabilidade) a receita líquida atingiu R$ 84,9 milhões no 3T23, aumento de 2,12% A/A, representando 64% do total da receita líquida. O Ebitda atingiu R$ 41,5 milhões, aumento de 10,2% A/A, com margem de 48,9%, aumento de 3,8 p.p. A/A. A unidades de contas e cartões cadastrados atingiram 36,3 milhões no 3T23, aumento de 5,2% A/A. A quantidade de transações processadas registrou um volume de 280,9 milhões de transações, crescimento de 21,1% A/A. O volume financeiro processado (TPV) somaram R$ 84,4 bilhões no 3T23, aumento de 24,4% A/A. As receitas Digitais (todas as receitas da unidade CSU Pays, exceto as de emissões e/ou postagem de cartões, cartas e faturas físicas) que representa 94,5% do total no 3T23, apresentou um crescimento de 5,3% A/A, atingindo R$ 80,26 milhões.

Na ótica da CSU DX a receita atingiu R$ 47,5 milhões no 3T23, redução de 10,3% A/A. O Ebitda atingiu R$ 5 milhões, aumento de 6,6% A/A, com margem de 10,6%, aumento de 1,7 p.p. A/A, representando 11% do total da Companhia no 3T23.

OBS: A CSU Digital (CSUD3) aprovou o pagamento de juros sobre o capital próprio (JCP) no valor bruto de R$ 7,4 milhões, equivalente a R$ 0,179365828 por ação. As ações ficaram ex-provento em 18/12/2023 e o pagamento foi realizado no dia 28/12/2023.

Nossa visão sobre a companhia

Após discorrermos sobre as operações da companhia, destacamos como principais vias de crescimento a CSU Pays e a operação HAS. Seja no mercado nacional, ampliando sua base em número de clientes, ou via expansão internacional. Lembramos que a companhia efetiva contratos de longo prazo, com margens elevadas, e ainda possui pequena fatia de mercado, o que nos permite entender a possibilidade de ampliação das operações.

Destacamos, ainda, a elevada geração de caixa que permite uma distribuição positiva de proventos aos acionistas, lembrando que a empresa não possui alavancagem.

Por fim, ressaltamos que os múltiplos da empresa ainda estão muito aquém dos pares internacionais, e a mesma já apresenta elevadas margens. Assim sendo, ressaltamos o viés positivo para o crescimento do valor da empresa.

Disponibilizamos um vídeo com Pedro Alvarenga, onde o mesmo detalha de maneira clara e objetiva as mudanças ocorridas nos últimos anos da companhia e o que a mesma espera para o futuro. 

Por: Julia Monteiro – Analista Fundamentalista MyCAP

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