3 Fundos ESG para você conhecer em 2022
Fundos ESG para ficar de olho em 2022

3 Fundos ESG para você conhecer em 2022

As questões relacionadas a práticas de impacto ambiental e de responsabilidade social têm ganhado cada vez mais relevância no mercado de investimentos, especialmente após o início da pandemia do coronavírus. 

“Em 2021, 49% das gestoras afirmaram considerar os fatores ESG para mais de 50% dos ativos sob gestão, enquanto em 2018 esse percentual era de 27%”. Os dados são da pesquisa “Retratos da sustentabilidade no Mercado de Capitais” da  Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, a ANBIMA.

Quer conhecer melhor essa classe de ativos sustentáveis? Continue conosco e saiba tudo sobre os Fundos de Investimento ESG. 

Neste conteúdo, você vai conferir:

Primeiro passo: o que significa ESG e como ele se aplica aos investimentos?
O que são os Fundos ESG?
Quais são as vantagens e riscos de investir nos Fundos ESG?
Radar sustentável MyCAP: 3 Fundos ESG para ficar de olho em 2022
Como investir em Fundos ESG?
O que você precisa lembrar sobre Fundos ESG

Primeiro passo: o que significa ESG e como ele se aplica aos investimentos?

ESG é a sigla para “Environmental, Social and Governance que, em tradução para o português, significa “Ambiental, Social e Governança” (ASG).

Surgida em 2004, a sigla chegou ao mercado financeiro através de uma publicação do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, a ONU

O termo é utilizado para definir empresas que promovem ações em benefício de causas ambientais e sociais, além de possuírem fortes práticas internas de governança corporativa.

Até o momento, não existem métricas específicas em relação aos níveis de ESG de uma organização. No entanto, alguns fatores podem ser considerados, como:

  • Meio ambiente: busca por redução das emissões de gases do efeito estufa, mudanças climáticas, energia renovável, crédito de carbono e diminuição de índices de poluição;
  • Social: inclusão de pessoas, promoção de equidade de gênero e ações afirmativas;
  • Governança: construção de políticas internas sólidas, combate à corrupção e formação de conselho de governança.

Assim, os produtos ESG são aqueles aos quais o investidor aplica seu dinheiro em empresas com compromissos sustentáveis em todas as pontas.  

O que são os Fundos ESG?

Os Fundos ESG são produtos de investimento que consideram aspectos ambientais, sociais e de governança no processo de gestão de seus ativos.

Segundo a ANBIMA, os critérios de classificação de Fundos ESG dividem essa classe de ativos em dois grupos:

  • Fundos cujo objetivo de investimento é 100% focado em critérios de sustentabilidade, por isso recebem a terminologia “IS” (Investimento Sustentável);
  • Fundos que incluem aspectos ESG em seus processos de investimento. Neste caso, os materiais de divulgação podem utilizar a frase “esse Fundo integra questões ASG em sua gestão”.

O órgão explica que essa identificação dos Fundos com foco em investimentos sustentáveis traz mais transparência, beneficiando os investidores e a indústria de Fundos.

Quais são as vantagens e riscos de investir nos Fundos ESG?

Se você deseja investir em empresas que geram impacto positivo para sociedade, os Fundos ESG representam uma alternativa acessível para isso. 

Em geral, são ativos resilientes e apresentam melhor desempenho no longo prazo. Essa classe de Fundos também é uma alternativa para aqueles que buscam diversificação para o seu portfólio de investimentos, além de serem Fundos com vieses específicos, você conta com uma mão de obra especializada para fazer a gestão e a alocação de portfólio.

Os Fundos sustentáveis, assim como outras modalidades, envolvem riscos que devem ser considerados, afinal são atrelados à empresas que, por mais que tenham foco em práticas sustentáveis, estão sujeitas aos fatores comuns do mercado. Outro ponto de atenção nos Fundos ESG são os custos, como as taxas de administração e de desempenho.

Por isso, avalie atentamente as particularidades de cada ativo e opte por aquele que melhor atender o seu perfil de investidor, horizonte e objetivos de investimento. 

Radar sustentável MyCAP: 3 Fundos ESG para ficar de olho em 2022

A demanda por produtos ESG tem crescido no mercado brasileiro. Pensando nisso, o time de especialistas da MyCAP selecionou três opções de Fundos ESG disponíveis na plataforma. Confira!

  1. JGP ESG FIA:
  2. MAG GLOBAL SUSTAINABLE FIC FIM IE
  3. AZ QUEST AZIMUT IMPACTO FIC FIM

Veja, a seguir, detalhes sobre cada um desses Fundos sustentáveis:

JGP ESG FIA

Trata-se de um Fundo de Ações com foco em investimentos em empresas comprometidas com critérios sustentáveis em suas operações. Entre as práticas adotadas pelo time de gestão, estão a “utilização de frameworks de avaliação ESG na análise de empresas e o controle da pegada de carbono e hídrica do portfólio”.

MAG GLOBAL SUSTAINABLE FIC FIM IE

O Fundo aplica no Aegon Global Sustainable Equity Fund, que utiliza a análise de sustentabilidade para “identificar empresas inovadoras e disruptivas que forneçam soluções para os desafios de sustentabilidade no cenário atual”.

AZ QUEST AZIMUT IMPACTO FIC FIM

Fundo multimercado que aloca em cotas de Fundos de investimentos com resultados consistentes, de alta liquidez e baixo risco de crédito privado. “A rentabilidade do produto é 100% do cliente e parte do lucro da gestora é destinada ao fortalecimento do ecossistema de impacto social no Brasil”.

Como investir em Fundos ESG?

O processo para investir em Fundos ESG é o mesmo dos Fundos tradicionais. Para começar, você precisa ter conta ativa em uma corretora de valores, como a MyCAP, ou outra instituição financeira que possibilite o investimento nessa classe de ativos.

Feito isso, avalie as oportunidades disponíveis e escolha a que melhor atende suas necessidades. Atente-se às principais informações de cada Fundo, como a estratégia utilizada, investimento inicial, risco, as taxas cobradas e o prazo de resgate. De preferência reserve um tempo para ler o prospecto ou o regulamento do Fundo.

Aqui na MyCAP você também pode investir em todos os Fundos de Índices (ETFs) negociados na Bolsa de Valores, a B3, que fomentam melhores práticas de sustentabilidade ambiental. 

Através do MyCAP Power Broker e MyCAP Power Broker APP você adquire as cotas desses ETFs sem burocracia e 100% on-line.

O que você precisa lembrar sobre Fundos ESG

Os Fundos ESG são uma alternativa para quem quer atuar no mercado financeiro investindo em empresas comprometidas em conter os danos ao meio ambiente e à sociedade.

Assim como qualquer tipo de investimento, os Fundos ESG apresentam pontos vantajosos e de atenção. Eles podem adotar estratégias de renda fixa ou renda variável. 

Portanto, na hora de investir atente-se aos detalhes e opte por aquele que melhor atende seus objetivos e condiz com seu perfil. 

Lembre-se da importância de diversificar sua carteira em diferentes classes de ativos. A combinação de estratégias faz com que você tenha retornos ainda melhores.

Aqui na MyCAP, você tem acesso às melhores oportunidades do mercado e diversifica seus investimentos com segurança. 
Você conhece a  MyCAP? Conte com a isenção de corretagem e abra a sua conta.

Conheça mais estratégias de investimento: Saiba mais detalhes sobre o aluguel de ações.

Deixe uma resposta

1 comentário

MyCAP Power Broker APP

É a ferramenta ideal para quem quer acompanhar o mercado em tempo real de qualquer lugar.

MyCAP Power Broker APP

Descubra mais sobre MyCAP Blog

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading