Investidor com perfil arrojado: o que é e como se tornar um?

Investidor com perfil arrojado: o que é e como se tornar um?

O investidor com perfil arrojado ou agressivo é aquele que topa assumir mais riscos diante da possibilidade de aumentar os seus ganhos no mercado financeiro, especialmente com os ativos negociados na B3, a Bolsa de Valores Brasileira.

Se você ainda não conhece esse tipo de perfil de investidor, esse conteúdo é ideal para você. Siga com a gente e saiba tudo sobre o que é o perfil arrojado.

O que é perfil arrojado e quais são os outros tipos de perfil de investidor?
Quais são as características do perfil de investidor arrojado?
Como identificar se você tem um perfil arrojado?
Quais são os investimentos mais indicados para o perfil arrojado?
Como os investidores arrojados podem proteger o seu capital?
O que você precisa lembrar sobre perfil arrojado

Além de conhecer o perfil arrojado, ao longo deste material você conseguirá acessar o teste de perfil de investidor da MyCAP e conferir qual é o seu! Vem com a gente!

O que é perfil arrojado e quais são os outros tipos de perfil de investidor?

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro (ANBIMA) classifica como perfil arrojado ou agressivo o investidor que possui maior tolerância ao risco e aceita possíveis perdas em busca de maiores retornos. 

Além do perfil arrojado, existe o conservador e o moderado. Uma das diferenças entre eles é que o primeiro possui baixa tolerância a riscos, enquanto o segundo aceita se expor um pouco mais e investir parte do capital em produtos que têm retornos mais atrativos, porém com maior fator de risco.

Essa classificação de perfil atende a uma exigência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) prevista na instrução n°539 para assegurar que os investidores tenham acesso a produtos de investimento, serviços e operações adequados ao seu perfil de risco.

Quais são as características do perfil de investidor arrojado?

Entre as principais características do investidor com perfil arrojado estão:

  • Alta tolerância aos riscos;
  • Compreende as oscilações do mercado e as perdas momentâneas;
  • Horizonte de investimentos de curto e longo prazo;
  • Prioriza as aplicações em Renda Variável;
  • Costuma ter mais conhecimento de mercado de investimentos.

Como identificar se você tem um perfil arrojado?

A melhor maneira de identificar qual tipo de investidor você se classifica é responder ao teste de perfil de risco ou Suitability

Esse questionário considera tanto questões pessoais, como objetivos, prazo de investimento, tolerância aos riscos, quanto aspectos comportamentais e financeiros. E, com base nessas informações, é possível identificar o perfil de cada investidor.

Aqui na MyCAP você consegue simular esse teste com rapidez e segurança e sem a necessidade de abertura de conta. Clique aqui e conheça agora mesmo o seu perfil de investidor.

Quais são os investimentos mais indicados para o perfil arrojado?

Os investidores de perfil arrojado possuem maior flexibilidade na hora de construir o seu portfólio, especialmente porque o risco não é um problema para eles.

Na prática, isso significa que a maioria das aplicações financeiras pode ser utilizada por este tipo de investidor, desde as mais conservadoras àquelas com maior exposição ao risco.

Entre as classes de ativos mais indicadas para o perfil de arrojado estão as Ações, os Fundos de Investimento, Fundos Imobiliários, Fundos de Ações e Fundos Multimercado, Títulos de Renda Fixa, Opções, Contratos Futuros, entre outros.

Para facilitar, confira os principais ativos recomendados para os diferentes perfis de investidores:

É possível se tornar um investidor arrojado?

Com o passar do tempo, os investidores mudam os seus objetivos, as necessidades, a capacidade financeira, assim como o nível de conhecimento sobre o mercado financeiro. 

Isso permite que todos tenham uma evolução de perfil e deixem de ser um investidor moderado e passe a ter um perfil agressivo, por exemplo. Claro que isso não é uma regra, é possível que o investidor permaneça como conservador a vida inteira, porém, com o acúmulo de conhecimento e experiência, a tendência é que haja uma busca por novos produtos.

Importante ressaltar que, caso o investidor sinta essa necessidade de alterar o perfil, é necessário refazer o suitability, ou seja, o formulário de adequação de perfil. A boa notícia é que você pode refazê-lo sempre que achar necessário.

Através dessa análise, as instituições financeiras compreenderão o seu momento atual e disponibilizarão os melhores investimentos para a sua realidade.

Como os investidores arrojados podem proteger o seu capital?

As opções são um dos instrumentos de proteção mais conhecidos no mercado de ações. Elas costumam ser utilizadas em estratégias de hedge, visto que funcionam como um “seguro” de ações. 

Contudo, uma carteira de investimentos arrojada não precisa ser composta somente por ativos de Renda Variável. 

Os investidores agressivos também podem utilizar outras classes de ativos, como os da Renda Fixa, para mitigar os riscos e manter uma reserva de emergência atrelada a investimentos que são conhecidos pela segurança.

Vale reforçar que a diversificação dos investimentos é sempre um bom caminho para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso de qualquer perfil de investidor.

O que você precisa lembrar sobre perfil arrojado

Agora que você já conhece em detalhes o perfil arrojado, que tal relembramos suas três principais características dos investidores com esse perfil?

  1. Possuem maior tolerância a riscos e compreendem as flutuações do mercado;
  2. Investem seu capital em produtos financeiros mais agressivos;

Ainda com dúvidas sobre perfil de investidor? Acompanhe o blog da MyCAP e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre esse assunto.  

Siga com a gente e saiba mais sobre como identificar os melhores investimentos para o seu perfil. Aqui na MyCAP, você investe o seu dinheiro com facilidade e segurança

Você conhece a MyCAP? Abra a sua conta e conte com a Taxa de Corretagem zero em diversos produtos.

Talvez você também queira saber sobre:

O que é o Mercado de Opções?
Como investir na Bolsa de Valores?

Compartilhar:FacebookTwitter

Deixe uma resposta

MyCAP Power Broker APP

É a ferramenta ideal para quem quer acompanhar o mercado em tempo real de qualquer lugar.

MyCAP Power Broker APP
%d blogueiros gostam disto: