Tudo o que você precisa saber sobre RLP em 2022
Tudo o que você precisa saber sobre RLP

Tudo o que você precisa saber sobre RLP em 2022

A bolsa de valores brasileira, a B3, através de uma consulta pública, desenvolveu uma nova aplicação do RLP para os investidores. A sigla vem do termo em inglês “Retail Liquidity Provider” que em tradução livre significa “Provedor de Liquidez ao Varejo”. 

Mas afinal, como funciona esse tipo de operação? Está disponível a todos os investidores? É seguro? Quando vale a pena acionar o RLP?

Continue a leitura e entenda como esse serviço da B3 pode contribuir com a rentabilidade de seus investimentos, especialmente em operações de compra e venda de ativos no curto prazo.

Confira o que veremos neste artigo:

O que é RLP?
Quais são as vantagens e riscos do RLP?
Como funciona o novo tipo de oferta RLP em 2022
Como ativar o RLP?
O que você precisa lembrar sobre RLP

O que é RLP?

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em cartilha educacional, afirma que o RLP é um mecanismo que “permite aos intermediários fornecer liquidez para seus clientes de varejo”. 

Na prática, isso significa que as corretoras de valores, bancos e demais instituições participantes atuam como contraparte nas negociações de compra e venda dos ativos. 

Desde 2019, quando foi introduzido no mercado, o RLP era permitido apenas para minicontratos futuros de índice (WIN) e de dólar (WDO). Contudo, em dezembro de 2021, a CVM aprovou o uso desse novo tipo de operação no mercado de ações por 12 meses.

As operações de RLP são executadas exclusivamente na plataforma de negociação da B3, a PUMA Trading System

O sistema ajusta contínua e automaticamente os valores e garante que as ordens a mercado tenham os melhores preços de compra ou de venda no livro de ofertas. Os investidores não precisam se preocupar com o preço médio. Quando a operação não se concretiza, a oferta RLP é cancelada.

As instituições não podem ultrapassar o percentual de 15% do total negociado. Caso isso aconteça, a corretora deve compensar no mês subsequente ou até atingir o volume excedido.

#ficaadica

O foco desse modelo de negociação são os minicontratos futuros. Que tal relembrar o assunto com nosso artigo como operar no mercado futuro: estratégias de ataque e defesa?

Quais são as vantagens e riscos do RLP?

O RLP é um verdadeiro facilitador no mercado de renda variável. Ele reduz os custos de corretagem e por consequência melhora a rentabilidade dos investimentos.

As instituições financeiras, como provedoras de liquidez neste tipo de operação, estimulam a entrada de novos investidores pessoa física na bolsa e beneficia o mercado como um todo.

O aumento da liquidez permite que os investidores comprem ações e operem em minicontratos sem ter que esperar que alguém decida vender para que a operação se concretize. 

Entre os benefícios do RLP listados pela B3 estão a “garantia do melhor preço disponível no mercado, ou melhor e a não preterição de ordens de clientes da corretora”. Sem contar que o RLP é uma operação auditada pela CVM.

Há uma parcela do mercado que acredita que exista conflito de interesses no uso do RLP, visto que a corretora atua como contraparte e executa as ordens, podendo haver influência externa nesse processo.

Porém, as corretoras ganham em cima do spread na compra e venda e no volume de negociações, fazendo com que o RLP seja bom para todo mundo. Lembrando que a ferramenta é opcional para o investidor, sendo uma decisão unilateral e totalmente opcional.   

#ficaadica

O RLP é uma ótima opção para os investidores de perfil arrojado, que desejam aumentar sua rentabilidade comprando ou vendendo lotes maiores de minicontratos. 

Como funciona o novo tipo de oferta RLP em 2022

A CVM aprovou a nova fase experimental da oferta RLP. O projeto traz melhorias, como:

  1. Ativos: além dos minicontratos futuros, o mercado de ações está autorizado a utilizar a oferta RLP;
  2. Margem de garantia: as instituições devem aplicar a margem mínima por contrato, sendo de R$100 para minicontrato de índice e R$150 para minicontrato de dólar, a fim de controlar a alavancagem;
  3. Jornada educacional: disponibilizar cursos aos investidores, como introdução ao day trade e minicontratos, entre outros assuntos relacionados ao tema – acesse a Jornada do Trader na MyCAP e baixe o nosso material gratuito;
  4. Monitoramento dos indicadores dos investidores: resultados financeiros dos investidores, utilização de oferta limitada e zeragem compulsória;
  5. RLP em ações: o funcionamento no mercado de ações será dividido em dois grupos: spread aberto e spread aberto e fechado.

#ficaadica

Caso queira utilizar esse serviço, você precisa habilitar a funcionalidade RLP na sua conta de investimento. Para facilitar, preparamos um passo a passo que deixará esse processo ainda mais fácil. Confira logo abaixo!

Como ativar o RLP?

A adesão ao RLP não é obrigatória, mas se você deseja operar minicontratos com taxa de corretagem zero e liquidez imediata, esse tipo de operação é uma boa opção a se considerar.

Siga os passos abaixo e ative o RLP na plataforma My Cap:

  1. Acesse nossa página e abra sua conta de investimento.
  2. Na área logada, clique em “Invista” > “Turbine”.
confira o passo a passo para habilitar o RLP
  1. Agora é só clicar em “Habilitar” no canto direito da tela e o serviço já está ativado.
  1. Feito isso, clique em “RLP.
como habilitar o RLP na corretora?
Os benefícios do RLP ativo na plataforma

#ficaadica

Se você já é cliente MyCAP, o processo é mais simples ainda. Com apenas um clique você habilita a função de RLP. Vale lembrar que é possível suspender o serviço a qualquer momento e sem nenhuma penalidade.

O que você precisa lembrar sobre RLP

O RLP é uma estratégia que viabiliza que a corretora seja a contraparte em operações de investimento na renda variável, sem custos operacionais envolvidos. Antes restrito às negociações de minicontratos, o Retail Liquidy Provider beneficiava os operadores adeptos ao mercado futuro.

Em recente divulgação, a B3 flexibiliza as regras e amplia o RLP às ações, permitindo que os preços das ordens de mercado sejam sempre iguais ou superiores aos do book de ofertas. Para isso, as corretoras estão em um período de teste para permitirem a ativação da modalidade aos seus clientes.

Dessa maneira, um maior número de investidores pessoas físicas podem avançar para posições mais arriscadas, contando com a facilidade do RLP. 

As modificações do RLP atendem os perfis de investidores mais arrojados e trazem liquidez ao mercado financeiro brasileiro, além de padronização em relação às bolsas de valores internacionais.

Mas fique atento: operações na renda variável, especialmente no day trade, sempre precisam de um plano de mitigação dos riscos. Nunca se esqueça de programar as saídas automáticas, também conhecidas como ordens stop! Se ligue para não perder margens de garantia e chegar ao ponto de uma zeragem compulsória.

O RLP é um benefício dos clientes, que traz melhores condições, mas é preciso atenção dos investidores. Aqui na MyCAP nós temos os investimentos certos para o seu perfil e para os seus objetivos na bolsa de valores. 

Até a próxima! 

Compartilhar:FacebookTwitter

Deixe uma resposta

MyCAP Power Broker APP

É a ferramenta ideal para quem quer acompanhar o mercado em tempo real de qualquer lugar.

MyCAP Power Broker APP
%d blogueiros gostam disto: