Qual é o seu perfil de investidor?
qual-é-o-seu-perfil-de-investidor
qual-é-o-seu-perfil-de-investidor

Qual é o seu perfil de investidor?

O primeiro passo para quem deseja investir é identificar corretamente o seu perfil de investidor. Ele é baseado em informações como idade, horizonte de investimento, objetivos e grau de tolerância ao risco. 

Com esses dados em mãos, as instituições financeiras avaliam quais dos produtos disponíveis melhor atendem as particularidades de cada investidor.

Se você ficou interessado e deseja saber mais sobre o assunto, siga com a gente por este conteúdo e conheça tudo sobre o perfil de investidor.

Para começar, confira o que abordaremos sobre este tema:

O que é perfil de investidor?
Quais são os perfis de investidores?
Por que é importante identificar o perfil de investidor?
Qual é o melhor perfil de investidor?
Quais são os principais tipos de investimentos indicados para cada perfil de investidor?
Como saber qual é o meu perfil investidor?
Meu perfil de investidor pode mudar com o tempo?
O que preciso lembrar sobre perfil de investidor?

Ao longo deste material, você terá a oportunidade de identificar qual é o seu perfil de investidor e como ele influencia na construção da sua carteira de investimentos. 

O que é perfil de investidor?

O perfil de investidor corresponde a uma análise baseada em dados do cliente, como idade, capacidade financeira, necessidade de liquidez e nível de tolerância a riscos

Essas informações são extraídas através da aplicação de um questionário conhecido como Suitability. Além dos dados financeiros, o documento também apura questões comportamentais e o grau de conhecimento sobre o mercado financeiro.

Todas as instituições financeiras devem aplicar o Suitability e, a partir das respostas, identificar o perfil de investidor, assim como as opções de investimento mais recomendadas para cada pessoa física.

A classificação de perfil permite que as instituições financeiras ofereçam produtos e serviços adequados para cada investidor, atendendo a exigência da Instrução n° 539 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

Quais são os perfis de investidores?

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) classifica os investidores em três tipos de perfil de risco: 

  • Perfil Conservador:

O investidor conservador é aquele que tem baixa tolerância ao risco. Em geral, ele busca mais segurança e preservação de seu patrimônio, preferindo produtos com menor variação de preço no mercado, ainda que tenham um rendimento mais baixo.

  • Perfil Moderado:

Já o investidor de perfil moderado gosta da segurança, mas assume alguns riscos visando retornos maiores no médio a longo prazo. Normalmente, sua carteira de investimento é composta por produtos financeiros da Renda Fixa e Renda Variável.

  • Perfil Agressivo ou Arrojado:

O perfil agressivo representa o investidor que visa ganhos acima da média do mercado, ainda que para isso tenha que se expor ao risco na mesma proporção. Ele costuma ter conhecimento avançado sobre os produtos financeiros e o mercado. Alguns têm apetite para investimentos alavancados e buscam ganhos no curto prazo.

Por que é importante identificar o perfil de investidor?

Embora alguns considerem a análise de perfil de investidor um processo burocrático e sem muita importância, ela é uma forma de assegurar que os investidores apliquem seus recursos em ativos que respeitem a sua tolerância a riscos.

Segundo a Resolução N°30 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), as instituições financeiras e os profissionais autorizados a distribuir valores mobiliários também devem verificar se os produtos e serviços recomendados estão:

  • Adequados aos objetivos do cliente; 
  • Compatíveis com a sua situação financeira; e
  • Condizentes com o nível de conhecimento em relação aos riscos.

Logo, responder o Suitability corretamente faz com que os investidores tenham escolhas mais assertivas, atendendo as particularidades de cada um.

Qual é o melhor perfil de investidor?

O melhor perfil de investidor é aquele que representa o seu momento de vida, suas necessidades, objetivos e a maneira como você reage às oscilações do mercado.

Uma análise de perfil de risco equivocada pode resultar em perdas financeiras e comprometer todo o planejamento feito, além de gerar frustrações. Portanto, evite atalhos que prometam resultados mais rápidos.

Respeite o seu perfil de investidor e aumente as chances de sucesso dos seus investimentos.

Quais são os principais tipos de investimentos indicados para cada perfil de investidor?

O mercado financeiro é um verdadeiro mar de oportunidades. Por isso, é necessário conhecer os produtos de investimento adequados para cada perfil. Eles se dividem em: 

  1.  Renda fixa

Os ativos de Renda Fixa são recomendados para todos os perfis. Eles podem ser utilizados em diferentes concentrações, baseado no nível de tolerância a riscos dos investidores.

Por exemplo, a carteira dos conservadores é normalmente concentrada nesta classe de ativos. Já os investidores moderados e de perfil arrojado costumam utilizá-la em menor proporção.

Os produtos de Renda Fixa, embora apresentem baixa volatilidade, também possuem riscos – como o de crédito, por exemplo – que, embora minimizados, devem ser levados em conta no momento da aplicação. 

E mesmo com os riscos atrelados, muitos deles contam com a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), fazendo com que sejam produtos consideravelmente seguros. 

Entre os produtos dessa categoria de ativos estão os Fundos de Renda Fixa e os Títulos Públicos e Privados, como o Tesouro Direto, os CDBs e Debêntures.

  1. Renda Variável

As operações em Renda Variável são mais utilizadas por investidores moderados e arrojados. Como esses perfis de risco são mais ousados e buscam por retornos mais atrativos, investir no mercado de Ações  

A Bolsa de Valores oferece inúmeras oportunidades de investimento, contudo há o risco de possíveis perdas no curto prazo. Por isso, não é recomendada para quem possui aversão ao risco.

As Ações, os Contratos Futuros, o Mercado de Opções, os Fundos Imobiliários, os Fundos Multimercados e os Fundos de Ações estão entre os ativos mais conhecidos da Renda Variável. 

A seguir, confira um resumo dos principais produtos financeiros indicados para cada perfil de investidor:

Fonte: Suitability MyCAP.

Para saber mais sobre a Renda Fixa e a Renda Variável, acesse o Blog da MyCAP e se inscreva em nosso canal

Como saber qual é o meu perfil de investidor?

Agora que você já sabe o que é e como funciona o perfil de investidor, clique aqui e conheça agora mesmo qual é o seu perfil de investimentos.

Aqui na MyCAP, com poucos cliques você consegue identificá-lo com rapidez e facilidade. Assim, saberá como compor uma carteira de investimento que atenda a suas necessidades, objetivos e, claro, respeitando a sua tolerância a riscos.

Meu perfil de investidor pode mudar com o tempo?

Assim como o mercado, o perfil de investidor é dinâmico e pode mudar com o tempo. Um investidor conservador pode, por exemplo, tornar-se mais arrojado e aceitar se expor mais ao risco em busca de melhores resultados.

Por este motivo, é importante avaliar periodicamente o seu perfil de investidor e verificar se ele condiz com o seu momento atual. Segundo a CVM, as informações relacionadas ao perfil devem ser atualizadas no máximo a cada dois anos. 

O que preciso lembrar sobre perfil de investidor:

O perfil de investidor é um diagnóstico pessoal do nível de conhecimento e tolerância ao risco no contexto dos investimentos. 

Dessa maneira, ele é uma oportunidade para que a pessoa física identifique qual é o seu repertório sobre educação financeira e possa, aos poucos, avance em busca de outras posições mais lucrativas, sem se sentir desconfortável com as suas escolhas.

A MyCAP oferece um teste rápido e gratuito para você conhecer o seu perfil de investidor e escolher os ativos que atendem seus objetivos financeiros. Acesse agora mesmo.

E se ainda estiver com dúvidas, siga com a gente que a MyCAP Descomplica e confira mais dicas sobre as melhores opções de investimento de Renda Fixa e Variável!

Acompanhe o blog da MyCAP e tenha acesso a conteúdos sobre o mercado financeiro. Aqui na MyCAP, você investe o seu dinheiro com facilidade e segurança

Você conhece a MyCAP? Conte com a isenção de corretagem e abra a sua conta.

Talvez você também queira saber sobre:

O que é mercado de opções?

5 motivos para investir na Renda Fixa

Compartilhar:FacebookTwitter

Deixe uma resposta

MyCAP Power Broker APP

É a ferramenta ideal para quem quer acompanhar o mercado em tempo real de qualquer lugar.

MyCAP Power Broker APP
%d blogueiros gostam disto: